Busca Rápida

Euclides da Cunha realiza compra recorde da agricultura familiar para a alimentação escolar

quinta, 13 de março de 2025 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Nesta segunda-feira (10), o município de Euclides da Cunha deu um passo histórico ao realizar a chamada pública do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) 2025, garantindo um investimento recorde de R$ 1.476.331,50 na compra de produtos da agricultura familiar. Esse montante representa 40% do total destinado à alimentação escolar, um percentual superior ao exigido por lei, e fortalece a produção local com a participação de sete comunidades produtoras euclidenses.



Esse é o maior valor já investido pelo município na aquisição de alimentos da agricultura familiar, reforçando o compromisso com os agricultores locais e garantindo uma alimentação mais saudável e sustentável para os estudantes da rede municipal.

O prefeito Helder Macedo (Heldinho) destacou que esse aumento é resultado do trabalho realizado nos últimos anos pela Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo ele, a meta é continuar ampliando o número de produtores beneficiados e impulsionando a produção local. “Vamos trabalhar para que o município tenha a maior oferta possível de produtos. Se pudermos adquirir 100% dos alimentos de produtores euclidenses, não há razão para buscarmos fora”, afirmou o prefeito.



A secretária de Agricultura, Maria Djalma Abreu, ressaltou a importância das iniciativas de incentivo, capacitação e acompanhamento dos produtores para se chegar a esses números expressivos. “Hoje, por exemplo, conseguimos comprar ovo e banana de produtores de Euclides da Cunha, o que antes não era possível por falta de certificação municipal. Isso representa um avanço significativo, pois fortalece a geração de renda e trabalho no campo. E esse movimento continua, só vai crescer”, destacou a secretária.



Entre os produtos adquiridos diretamente dos produtores familiares locais estão aipim, feijão, farinha, hortifrutis, bolos e biscoitos, garantindo alimentos de qualidade para a alimentação dos estudantes da rede municipal. 


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL


Leia Também

quarta, 16 de abril de 2025
Prefeitura divulga atrações do Arraiá do Cumbe 2025

A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou, na noite desta quarta-feira (16), as atrações que...

terça, 15 de abril de 2025
Euclides da Cunha realiza etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador

Euclides da Cunha realizou, na última quarta-feira (09), a etapa municipal da 5ª Conferência...

segunda, 14 de abril de 2025
Euclides da Cunha inicia, de forma inédita, atendimento com neuropediatra

O município de Euclides da Cunha deu mais um passo inédito e um avanço significativo na...

terça, 01 de abril de 2025
Prefeitura assina termo que fortalece capacitação e empreendedorismo em Euclides da Cunha

Na manhã desta terça-feira (01), a Prefeitura de Euclides da Cunha reafirmou seu compromisso com...

sábado, 29 de março de 2025
Empreendedoras celebram aprendizado, intercâmbio e vendas expressivas no último dia do Ser-tão Mulher

O último dia do evento Ser-tão Mulher foi marcado por emoção, aprendizado e conexão entre as...

sexta, 28 de março de 2025
Ser-tão Mulher: 1º dia do evento trouxe palestras motivadoras, casos de empreendedorismo e incentivo a autoestima

Nesta segunda-feira (27), Euclides da Cunha foi palco do primeiro dia de um evento especial voltado...

Vídeos

Tradição e emoção em mais um espetáculo da fé - A Paixão de Cristo em Euclides da Cunha 2025. 🛐

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos