Busca Rápida

História

Os primeiros habitantes da região foram os índios caimbés, da tribo dos Tupiniquins. Foi desbravado por colonos vindos de regiões circunvizinhas, sobretudo de Monte Santo e Tucano, que se fixaram com suas famílias e dedicaram-se à lavoura e à criação de gado, até hoje bases da economia municipal.

O povoamento se iniciou na Fazenda Cumbe do Major, de propriedade de Major Antonino, primeiro explorador das terras do município. Os padres jesuítas, em missão de catequese pelo sertão, construíram, no local da atual vila de Massacará, uma capela, ainda de pé, e um convento, destruído pelos próprios quando foram expulsos do Brasil.

Com a chegada de mais colonos, a fazenda Cumbe experimentou considerável surto de progresso, evidenciado em construções, sendo elevada em 1881 à Freguesia de Nossa Senhora do Cumbe, um distrito de Monte Santo. No ano de 1888 foi construída uma capela subordinada a de Massacará, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, pelo padre Vicente Sabino dos Santos.

A fazenda foi elevada à categoria de vila no ano de 1898 como território desmembrado de Monte Santo. Em 1911 foi constituída do distrito-sede (município). Vinte anos depois, em 1931, Vila do Cumbe, ainda como distrito-sede, foi extinta e a sua área foi reanexada ao município de Monte Santo. Em 19 de setembro de 1933, o território foi emancipado, elevado novamente à categoria de município, constituído de dois distritos: Cumbe (a sede) e Canudos; e, por iniciativa do escritor José Aras, como homenagem ao escritor de "Os Sertões", a cidade passou a ser chamada de Euclides da Cunha, porém, este feito só foi oficializado no ano de 1938.

Em 1953 foi criado e anexado ao município o distrito de Massacará (ex-povoado). Na divisão territorial datada de 1960, a cidade tinha três distritos: Euclides da Cunha (sede), Canudos e Massacará. Em 1985, Canudos foi desmembrado de Euclides da Cunha e elevado a município. No mesmo ano foram criados e anexados os distritos de Caimbé e Aribicé, ex-povoados.

Atualmente, o município possui seis distritos:  Aribicé, Caimbé, Ruilândia, Carnaíba, Muriti e Massacará.


Notícias

quinta, 18 de abril de 2024
Lei Paulo Gustavo: Prefeitura abre novas vagas com saldo remanescente

Os agentes culturais cujos projetos não foram selecionados no edital da Lei Paulo Gustavo em...

quinta, 21 de março de 2024
Prefeitura abre seleção para contratação de professores da EJA

A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal da Educação, está com um...

quarta, 07 de fevereiro de 2024
Governador e prefeito entregam 152 casas do Residencial Ararinha Azul

Um dia histórico e inesquecível para 152 famílias euclidenses. Elas receberam as chaves da casa...

segunda, 29 de janeiro de 2024
SAMU de Euclides da Cunha atende ocorrência “sob chuva” e quase precisa pedir socorro para atravessar rio

Uma equipe do SAMU 192 de Euclides da Cunha passou por um susto na manhã deste domingo (28 de...

sexta, 19 de janeiro de 2024
Euclidenses participaram de curso profissionalizante de fabricação de pães, bolos e tortas

Um dia especial, transformador e um divisor de águas na vida de 40 alunos da EJA (Educação de...

quarta, 10 de janeiro de 2024
Matrícula escolar em Euclides da Cunha vai de 08 a 19 de janeiro

A Secretaria Municipal da Educação iniciou no dia 08 de janeiro a matrícula escolar 2024 da Rede...

Vídeos

O 3º Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha foi um sucesso, recorde de público, e representou um novo marco para a atividade no município, com a assinatura da ordem de serviço autorizando a construção de 03 unidades de beneficiamento de mel no município. As estruturas serão instaladas nas comunidades de Serra Branca e Varzinha, Muriti e Curralinho II, investimento, com recurso próprio, de R$300 mil.

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos