segunda, 12 de maio de 2025 | Secretaria de Comércio, Indústria, Turismo, Emprego e Renda
Entre os dias 7 e 11 de maio, o município de Euclides da Cunha marcou presença em dois importantes eventos realizados na Bahia, voltados para o fortalecimento do turismo e da economia solidária. A presença ativa da gestão municipal reforça o compromisso e os esforços com o desenvolvimento do turismo, a valorização cultural e o incentivo aos pequenos empreendimentos locais.
No dia 7, o secretário de Comércio, Indústria, Turismo, Emprego e Renda, João Neto, acompanhado da diretora de Turismo, Ailana Cristo, representou o município no II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, realizado em Feira de Santana. O evento reuniu mais de 500 representantes das 13 zonas turísticas do estado, com o objetivo de promover debates sobre a modernização da gestão turística nos municípios baianos.
Durante o seminário, foram abordados temas como articulação institucional, inovação na gestão pública, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para o secretário João Neto, o turismo vai muito além do lazer. “O turismo não é apenas passear, visitar. Hoje, 10% da geração de emprego e renda vem deste setor, que, em sua generalidade, se processa no próprio município. Portanto, devemos interiorizar e nos conscientizar do quão importante é profissionalizar e qualificar os munícipes, que são os grandes beneficiados de todo este ciclo”.
Logo após o seminário, o secretário seguiu para Salvador, onde participou do 1º Festival de Economia Popular e Solidária, evento que se estendeu por quatro dias. Representando Euclides da Cunha, também estiveram presentes as marcas locais Néctar da Caatinga e Casebre de Palha, que expuseram e comercializaram seus produtos durante o festival.
O evento reuniu mais de 500 expositores dos nove estados do Nordeste, com a comercialização de alimentos, artesanatos, peças decorativas, vestuário, cosméticos, entre outros produtos. O festival teve como foco o fortalecimento da inclusão social, da geração de renda e do empreendedorismo popular, além de estimular redes de cooperação e visibilidade para pequenos produtores.
Na oportunidade, o secretário também realizou tratativas com representantes da Cesol (Centro Público de Economia Solidária), com o intuito de viabilizar a instalação de uma unidade em Euclides da Cunha. A proposta visa fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios locais, oferecendo suporte técnico, capacitações e ferramentas para fortalecer a economia solidária no município.
A Prefeitura de Euclides da Cunha realizou, nesta quarta-feira (08), uma operação de ordenamento...
Na manhã desta quarta-feira (07), o prefeito Heldinho Macedo, acompanhado de secretários...
A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou, na noite desta quarta-feira (16), as atrações que...
Euclides da Cunha realizou, na última quarta-feira (09), a etapa municipal da 5ª Conferência...
O município de Euclides da Cunha deu mais um passo inédito e um avanço significativo na...
Na manhã desta terça-feira (01), a Prefeitura de Euclides da Cunha reafirmou seu compromisso com...