Busca Rápida

Euclides da Cunha marca presença em eventos de turismo e economia solidária na Bahia

segunda, 12 de maio de 2025 | Secretaria de Comércio, Indústria, Turismo, Emprego e Renda


Entre os dias 7 e 11 de maio, o município de Euclides da Cunha marcou presença em dois importantes eventos realizados na Bahia, voltados para o fortalecimento do turismo e da economia solidária. A presença ativa da gestão municipal reforça o compromisso e os esforços com o desenvolvimento do turismo, a valorização cultural e o incentivo aos pequenos empreendimentos locais.



No dia 7, o secretário de Comércio, Indústria, Turismo, Emprego e Renda, João Neto, acompanhado da diretora de Turismo, Ailana Cristo, representou o município no II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, realizado em Feira de Santana. O evento reuniu mais de 500 representantes das 13 zonas turísticas do estado, com o objetivo de promover debates sobre a modernização da gestão turística nos municípios baianos.



Durante o seminário, foram abordados temas como articulação institucional, inovação na gestão pública, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para o secretário João Neto, o turismo vai muito além do lazer. “O turismo não é apenas passear, visitar. Hoje, 10% da geração de emprego e renda vem deste setor, que, em sua generalidade, se processa no próprio município. Portanto, devemos interiorizar e nos conscientizar do quão importante é profissionalizar e qualificar os munícipes, que são os grandes beneficiados de todo este ciclo”.



Logo após o seminário, o secretário seguiu para Salvador, onde participou do 1º Festival de Economia Popular e Solidária, evento que se estendeu por quatro dias. Representando Euclides da Cunha, também estiveram presentes as marcas locais Néctar da Caatinga e Casebre de Palha, que expuseram e comercializaram seus produtos durante o festival.

O evento reuniu mais de 500 expositores dos nove estados do Nordeste, com a comercialização de alimentos, artesanatos, peças decorativas, vestuário, cosméticos, entre outros produtos. O festival teve como foco o fortalecimento da inclusão social, da geração de renda e do empreendedorismo popular, além de estimular redes de cooperação e visibilidade para pequenos produtores.



Na oportunidade, o secretário também realizou tratativas com representantes da Cesol (Centro Público de Economia Solidária), com o intuito de viabilizar a instalação de uma unidade em Euclides da Cunha. A proposta visa fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios locais, oferecendo suporte técnico, capacitações e ferramentas para fortalecer a economia solidária no município.


Leia Também

sexta, 09 de maio de 2025
Prefeitura realiza operação para ordenar uso de propaganda sonora em vias da cidade

A Prefeitura de Euclides da Cunha realizou, nesta quarta-feira (08), uma operação de ordenamento...

quarta, 07 de maio de 2025
Prefeito discute expansão de energia eólica em Euclides da Cunha com representantes da Voltalia

Na manhã desta quarta-feira (07), o prefeito Heldinho Macedo, acompanhado de secretários...

quarta, 16 de abril de 2025
Prefeitura divulga atrações do Arraiá do Cumbe 2025

A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou, na noite desta quarta-feira (16), as atrações que...

terça, 15 de abril de 2025
Euclides da Cunha realiza etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador

Euclides da Cunha realizou, na última quarta-feira (09), a etapa municipal da 5ª Conferência...

segunda, 14 de abril de 2025
Euclides da Cunha inicia, de forma inédita, atendimento com neuropediatra

O município de Euclides da Cunha deu mais um passo inédito e um avanço significativo na...

terça, 01 de abril de 2025
Prefeitura assina termo que fortalece capacitação e empreendedorismo em Euclides da Cunha

Na manhã desta terça-feira (01), a Prefeitura de Euclides da Cunha reafirmou seu compromisso com...

Vídeos

O que é saúde para você? Seja qual for a resposta, a Prefeitura está sempre presente, fazendo tudo isso acontecer para nossa gente.

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos