Busca Rápida

Euclides da Cunha celebra 40º Arraiá do Cumbe com maior público da história

quarta, 28 de junho de 2023 | Secretaria de Governo, Comunicação, Esporte, Eventos e Cultura


Entre os dias 23 e 26 de junho, mais de 200 mil pessoas passaram pelo palco do Arraiá do Cumbe, o maior e melhor São João do Sertão. Este ano, a festa completou 40 anos de história e bateu recorde de público no quarto e último dia: 70 mil pessoas, que lotaram a Praça de Eventos para curtir grandes nomes como Wesley Safadão, Nadson o Ferinha e Danniel Vieira.


Conhecida e procurada na Bahia pelo clima da cidade e da gente, a cidade de Euclides da Cunha é um dos principais destinos no estado para quem busca viver o clima junino verdadeiro e curtir grandes festas. “Eu volto para Salvador com a certeza de ter curtido o melhor São João. Valeu demais os 320 quilômetros”, afirma o turista Eric Calmon.



Como já é tradição, a programação oficial começou bem cedinho com a Alvorada, que esse ano foi animada pela banda Limão com Mel e Migo Araújo. À tarde, durante todos os dias, o paredão Alcione agitou o público jovem em mais dois circuitos alternativos da festa localizados nas avenidas Rui Barbosa, Almerindo Rehem e Praça Duque de Caxias.



Destaque também para a apresentação do cantor Oh Polêmico, atração patrocinada pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), e que se apresentou em um trio elétrico, outra novidade que torna o Arraiá do Cumbe diferenciado e com uma programação que agrada todos os gostos e idades.



Para o prefeito do município, Luciano Pinheiro, a 40ª edição do Arraiá do Cumbe foi um sucesso, por vários aspectos. “Eu gostaria como prefeito de Euclides da Cunha agradecer a Deus, à população, aos turistas que vieram a nossa cidade, agradecer ao Governo do Estado, à Sufotur pelo apoio dado ao município, que foi fundamental para a realização dos festejos juninos 2023. O Arraiá do Cumbe, sem dúvida nenhuma, será marcado por grandes atrações, pela animação da população, pela organização do evento, pela segurança e pelo aquecimento da economia local. Então, como gestor da cidade, eu estou muito feliz com o resultado, e com certeza em 2024 vem muita coisa boa por aí, com muitas novidades”, adianta o prefeito.



A decoração junina da cidade é um atrativo à parte. Todas as principais ruas e praças foram decoradas, cartão postal para moradores e visitantes, que não economizaram nos elogios. Euclides da Cunha, foi, inclusive, destaque na TV durante a transmissão da programação do Nordeste.



Pelo palco principal do Arraiá do Cumbe também passou nomes como Antônio Rocha, a dupla Iguinho e Lulinha, o forrozeiro Ivan Silva (uma das pratas da casa a se apresentar), Acácio e Alcymar Monteiro, além de Dan Valente, Matheus e Kauan, Nadson o Ferinha, Robinho Show e Ronny & Banda, sendo que estas cinco últimas atrações foram patrocinadas pelo Governo do Estado, através da Sufotur.



Quem vem acompanhando a festa nos últimos anos sabe que a valorização dos artistas locais se tornou uma marca, e essa decisão só tem contribuído para engrandecer a programação. Este ano, dos 36 artistas que se apresentaram, 19 eram de Euclides da Cunha, mais da metade. São eles: Jsom 6, Vaninho Sam, Antônio Rocha, Ivan Silva, Lucas Moraes, Trio Xamegar, Xote Alternativo, Balaio de Gato, Carol Moraes, Franklin, Toninho dos Teclados, Marcos e Feras da Pimenta, Thays Dayana, Gizania Lima, Mano Alves, Hiago Santt’s, Nando Costa, Chico D’Oliveira e Migo Araújo.


Leia Também

sábado, 25 de abril de 2026
Euclides da Cunha realiza capacitação voltada à gestão de escolas indígenas

A Secretaria Municipal de Educação de Euclides da Cunha realizou, no dia 23 de abril, uma...

sábado, 25 de abril de 2026
Euclides da Cunha recebe investimento de R$ 2,9 milhões para ampliação da saúde

O município de Euclides da Cunha deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde...

sábado, 28 de março de 2026
Euclides Mulher reúne mais de 1.000 pessoas e celebra protagonismo feminino em Euclides da Cunha

O projeto Euclides Mulher foi um grande sucesso e reuniu mais de 1.000 pessoas ao longo de dois...

terça, 17 de março de 2026
Euclides da Cunha recebe comitiva do Invest Verde Bahia para impulsionar economia sustentável no sertão

O prefeito Heldinho recebeu, na manhã desta terça-feira (17), a comitiva oficial do projeto...

quinta, 12 de março de 2026
Comitiva de E. da Cunha visita usina de biogás no Paraná para conhecer tecnologia de tratamento de resíduos

Uma comitiva do município de Euclides da Cunha realizou, nesta quinta-feira (12), uma visita...

segunda, 02 de março de 2026
Prefeitura de Euclides da Cunha reafirma apoio ao Desafio Arara de Lear

A Prefeitura de Euclides da Cunha segue fortalecendo o incentivo ao esporte e às iniciativas que...

Vídeos

Clipe produzido para a Jornada Pedagógica 2026, que este ano traz como tema central “educação para as relações étnico-raciais: equidade e difusão de saberes”.

Informativo

Fotos