Busca Rápida

Buscando o protagonismo: II Encontro Apícola reuniu 600 pessoas em Euclides da Cunha

sexta, 11 de novembro de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Um dia cheio de aprendizado. Foi assim o II Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha, que reuniu 600 pessoas entre apicultores, palestrantes, convidados e expositores nesta quinta-feira (10/novembro).

O evento, que já se tornou referência no segmento na Bahia, é realizado pela Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e Sebrae. Este ano, além de apicultores da cidade e de toda a região, o encontro teve participantes do Maranhão, Fortaleza e Maceió, que vieram atraídos, principalmente, pela repercussão positiva do evento e pelas temáticas das palestras, como superprodução de mel, flora apícola, polinização e venda de mel com alta lucratividade.



Embora os números oficiais apontem para outros municípios da região, é de Euclides da Cunha de onde sai a maior produção de mel. Pelo levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, são mais de 80 toneladas do produto extraídas anualmente. Isso acontece porque apicultores de Tucano, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal, por exemplo, trabalham com a apicultura migratória, ou seja, os apiários estão instalados nas terras euclidenses.



E foi justamente para mudar essa realidade e assumir o protagonismo que lhe é de direito que Euclides da Cunha criou o projeto SóAPIS, que está organizando a cadeia produtiva no município, gerando emprego e renda para diversas famílias. “Nós temos hoje dentro da nossa estrutura todo um projeto delineado para fazer o atendimento a esses apicultores, tanto com capacitação direcionada quanto com a infraestrutura montada para beneficiamento e direcionamento para comercialização certificada. O desafio é continuar o trabalho com esses grupos que estão hoje já organizados e os que estão surgindo para que essa atividade se torne a principal na nossa região”, explica Maria Djalma Abreu, secretária municipal da pasta.

 

Gilvandro de Macêdo é apicultor há dois anos e meio e mora na zona rural de Euclides da Cunha. Para ele, a apicultura é mais que uma fonte de renda extra, mas uma forma, também, de ajudar a proteger o meio ambiente. “É excepcional e tem me ajudado muito a ver a natureza de forma diferente, além de proporcionar uma lucratividade maior, ajudar a nossa família a crescer, e um evento como esse ajuda demais a gente a ficar motivado”, relata.

Para o Sebrae, parceiro da iniciativa, é possível fazer da apicultura local, que é bastante promissora, a atividade de maior lucratividade existente na região. “Nosso propósito é inserir Euclides da Cunha dentro do cenário nacional e na região como um dos municípios de maior potencial que nós temos na apicultura, e o papel do Sebrae consiste em fazer esse trabalho, cujo propósito maior é transformar os apicultores e profissionalizá-los”, explica Claudio Vieira, gerente da agência Sebrae no município.


O evento contou com a presença também do SENAR, sindicatos, vereadores, vice-prefeito Rubenilson Campos, secretários municipais da região e outros convidados.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DO EVENTO


Leia Também

quarta, 07 de fevereiro de 2024
Governador e prefeito entregam 152 casas do Residencial Ararinha Azul

Um dia histórico e inesquecível para 152 famílias euclidenses. Elas receberam as chaves da casa...

segunda, 29 de janeiro de 2024
SAMU de Euclides da Cunha atende ocorrência “sob chuva” e quase precisa pedir socorro para atravessar rio

Uma equipe do SAMU 192 de Euclides da Cunha passou por um susto na manhã deste domingo (28 de...

sexta, 19 de janeiro de 2024
Euclidenses participaram de curso profissionalizante de fabricação de pães, bolos e tortas

Um dia especial, transformador e um divisor de águas na vida de 40 alunos da EJA (Educação de...

quarta, 10 de janeiro de 2024
Matrícula escolar em Euclides da Cunha vai de 08 a 19 de janeiro

A Secretaria Municipal da Educação iniciou no dia 08 de janeiro a matrícula escolar 2024 da Rede...

quarta, 03 de janeiro de 2024
Decoração natalina de Euclides da Cunha pode ser visitada até dia 07

Quem ainda não teve a oportunidade de visitar a decoração do Natal Encantado do Sertão ou...

quinta, 21 de dezembro de 2023
Euclides da Cunha possui a maior árvore de Natal da Bahia

Está em Euclides da Cunha a árvore de Natal mais alta da Bahia. Com 23 metros de altura, ela...

Vídeos

O 3º Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha foi um sucesso, recorde de público, e representou um novo marco para a atividade no município, com a assinatura da ordem de serviço autorizando a construção de 03 unidades de beneficiamento de mel no município. As estruturas serão instaladas nas comunidades de Serra Branca e Varzinha, Muriti e Curralinho II, investimento, com recurso próprio, de R$300 mil.

Informativo

Dengue 2020 lateral

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos