Busca Rápida

5º Cicloturismo de Euclides da Cunha vai homenagear os povos, músicos e manifestações culturais da cidade

quarta, 22 de novembro de 2023 | Secretaria de Governo, Comunicação, Esporte, Eventos e Cultura


A 5ª edição do Cicloturismo de Euclides da Cunha já tem data marcada: 10 de dezembro. O evento reúne centenas de ciclistas da cidade e de toda a região, sempre atraídos pelas belas trilhas e a energia que a cidade proporciona.


Este ano, o evento traz como tema central “Nossa gente é uma festa”! Segundo a Associação de Ciclismo Euclides Pedalando (ACEP), realizadora do cicloturismo junto com a Prefeitura, a ideia é destacar e homenagear a cultura do município, com foco na música, na gente euclidense e em algumas manifestações culturais.


Uma coisa é certa: quem marcar presença no evento vai se divertir muito. A ACEP divulgou o tema dos pontos de hidratação, que são as paradas durante a trilha. No Colégio Modelo Joaquim Silva Dantas, que é o ponto de recepção dos ciclistas e café da manhã, o tema é “a festa começa aqui”! Por lá, danças indígenas, bandas de pífano, sanfoneiro e muito mais, uma prévia do que os participantes irão encontrar na trilha.



No primeiro ponto de hidratação, “pode misturar, gente!” Por aqui, haverá uma mistura de sotaques e nacionalidades, uma homenagem aos povos que formam a cidade atualmente, como cubanos, indígenas, colombianos, italianos e ciganos. 

Um pouco mais à frente, o segundo ponto de parada reserva uma grande homenagem às cavalgadas e vaquejadas, duas paixões dos euclidenses. “Quem chama na bota é nóis”! vai proporcionar aos ciclistas o contato com estas duas manifestações culturais. Grandes surpresas aguardam os participantes nesse ponto de hidratação.